domingo, 25 de julho de 2010

Economia Ecológica


É um campo multidisciplinar atuando nas áreas de ciência, tecnologia, indústria e bológica que relaciona os ecossistemas e o sistema econômico, interagindo sínteses destes conceitos para um desenvolvimento econômico e minimizar impactos ambientais.
Essa expressão representa uma combinação dos termos: Economia que vem de grego oikonomía, -atos, gestão da casa - cujos significados são: regra e moderação nos gastos, habilidade em administrar os bens ou rendimentos, conjunto de leis que presidem à produção e distribuição das riquezas, proveito que resulta de gastar pouco; e ecológica – deriva de ecológico (ecologia + ico) adj. Relativo a ecologia, que respeita princípios ambientais, que defende o ambientalismo.
Em termos históricos, economia ecológica surgiu em meado dos anos 60 e anos 70 devido a questões econômicas, sociais e políticas, por meio de movimentos ambientalistas, que criticavam o modelo de crescimento econômico e a preservação dos recursos ambientais.
Um exemplo da aplicação da economia ecológica é a ecobag, bolsa ecologicamente correta, 100% degradável construída com tecido, linha e tinta a base de água, sem derivados de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário